Morre, aos 76 anos, Stephen Hawking, famoso físico inglês.


Morreu nesta quarta-feira (14 de março de 2018), em sua casa, o físico e pesquisador britânico Stephen William Hawking, aos 76 anos. A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa.

Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. No final da década de 1960, ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo.

Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Um breve história do tempo", best-seller lançado em 1988. Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A Teoria de Tudo”, com o ator Eddie Redmayne, vencedor de um Oscar.

A doença degenerativa fez com que conseguisse, em certo ponto, mover apenas um dedo e os olhos voluntariamente. A cadeira de rodas e a crescente dificuldade para se comunicar não o impediram, no entanto, de seguir sua carreira, já que sua capacidade intelectual permaneceu intacta.

Além de importante divulgador científico, Hawking também será lembrado, como pesquisador, por sua descoberta de que os buracos negros, aqueles pontos do cosmo tão densos que nem a luz lhes escapa, não são realmente negros quando explodem, falando simplificadamente. Eles podem soltar partículas e radiação antes de desaparecerem.

Ninguém acreditava inicialmente que partículas pudessem sair do buracos negros. "Não estava procurando por elas [as partículas]. Apenas tropecei sobre elas", contou numa entrevista de 1978 ao "New York Times".

Ele teve três filhos. Casou-se pela primeira vez em 1965 com Jane Hawking e se separou em 1991. Em 1995, teve seu segundo casamento com a enfermeira Elaine Mason e se divorciou em 2006.
Morre, aos 76 anos, Stephen Hawking, famoso físico inglês. Morre, aos 76 anos, Stephen Hawking, famoso físico inglês. Reviewed by Cara Campos on 23:12 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.